domingo, dezembro 12, 2010


Profissão: Moda!

2
Bom, gente, ano que vem vai ser um ano muito tenso pra mim, pois será meu último ano no colégio! Clima de despedida e estudos intensos à parte, uma escolha muito importante também vai ter que ser feita: a profissão. Não é surpresa pra ninguém aqui que eu sou aloook por moda, então é claro que essa é um das minhas opções. Sempre quis ler nos meus blogs favoritos um post mais aprofundado sobre o curso de Moda e a carreira fashion pra ter certeza mesmo de que é isso que eu quero fazer, mas nunca encontrei um que respondesse direitinho a todas as minhas dúvidas, por isso resolvi escrever um eu mesma! Se você também é uma fashionaholic e sonha trabalhar na área, este post é pra você! :D

Antes de começar, queria mostrar uma visão minha sobre o assunto. Uma visão limitada, claro, pois nem no high school me formei ainda e muito menos estou trabalhando, mas mesmo assim vou dizer o que acho. Como vocês devem saber, moda não é para qualquer uma. Tem que querer MUITO, tem que ser persistente, tem que se informar, tem que ser a MELHOR, porque esse mundinho é muito ingrato, talvez o mais ingrato de todos. Quem quer mesmo seguir esse caminho, tem que se preparar para receber "não"s, para ter que lidar com pessoas pretensiosas e arrogantes e para trabalhar bastante. De imediato, acho que ser determinada e sociável são essenciais, pois assim já dá pra ir fazendo o networking, que é ESSENCIAL para quem aspira a um it job.


O QUE O PROFISSIONAL FORMADO EM MODA FAZ?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, quem faz Moda não tem só a opção de virar estilista e criar peças de roupa. O formado no curso tem muuuuitas outras opções! Além do estilismo, que é feito com base na análise de tendências e comportamento do público-alvo, o formado também dá pra ser quem compra e escolhe as matérias-primas, quem cuida do desenvolvimento de estampas, quem articula golpes de marketing para aumentar as vendas ou ainda buyer de uma loja, que é a pessoa que escolhe o que comprar para vender no lugar. Ah, sem contar que também dá pra trabalhar em revistas de moda, em consultoria pessoal, etc.

O CURSO
Andei me informando por ai e vi que Moda tem dois tipos de curso, o bacharelado e o tecnólogico, sendo que ambos são voltados para estilismo, modelagem, negócios e produção. A única diferença é que o primeiro é mais destinado para a criação, para quem quer ser estilista mesmo, sabe? Por isso, algumas das disciplinas envolvidas neste tipo de curso são Desenho e Estilismo, Cultura da Moda e Criação, e História da Arte. Já o curso tecnológico é do tipo "mão na massa", pra quem quer atuar nas atividades industriais, como marketing, corte e costura, modelagem, criação de tecidos etc. Algumas das disciplinas deste tipo de curso são Administração, Tecnologia do Vestuário e Gestão de Processos Produtivos.
Os dois tipos de curso duram em média 4 anos.

MODA OU JORNALISMO?
Essa é uma dúvida muuuuito frequente de quem sonha em trabalhar numa revista, porque tanto dá pra cursar Moda e fazer uma pós-graduação em jornalismo como também dá pra fazer Jornalismo e depois pós em moda. O que escolher então, Jesuuuuuuuus?! D:
Como eu também sempre me perguntei isso, todas as vezes que tive oportunidade de conversar com alguém que já trabalha no meio, pedi um conselho, e com isso cheguei a uma conclusão: ter sempre em mente o que você quer daqui uns 15 anos ajuda a decidir. Assim, olha, quem quer trabalhar sempre escrevendo, deve fazer Jornalismo, porque mesmo que um dia você enjoe de moda (as pessoas mudam!), vai dar pra você continuar escrevendo e tal. Agora quem quer começar escrevendo e depois quer se voltar mais à composição de looks para editoriais e etc., é melhor cursar Moda mesmo.


ONDE ESTUDAR?
As melhores universidades que oferecem o curso ficam no exterior, como a Parsons School em Nova York, que formou o estilista Thakoon, e a Central St. Martins em Londres, onde talentos como John Galliano e Stella McCartney se formaram. Mas no Brasil, também há ótimas instituições que oferecem o curso, como a Faculdade Santa Marcelina (a top aqui no país!), o Senac e a Universidade Anhembi Morumbi. A UEL em Londrina e a USP em São Paulo são públicas e também oferecem curso de Moda.

ALGUNS IT JOBS
Stylist: cuida do visual final, ou seja, é quem monta os looks dos editoriais de uma revista ou de um desfile. Exemplo de profissional: José Camarano.
Produtora: é a “sacoleira fashion”, pois carrega, literalmente, sacolas e mais sacolas de roupas. Ela tem a função de descolar aquelas peças que o stylist tanto precisa para montar o look perfeito, portanto como já me disse uma ex-produtora da Vogue, é essencial bom gosto e olho bom para achados para exercer essa profissão.
Estilista: cria peças de roupas, acessórios e jóias ou desenha novas estampas. EDP: Karl Lagerfeld, da Chanel.
Modelista: transpõe para moldes os desenhos do estilista, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção.
Personal Stylist: ajuda o cliente a combinar roupas e encontrar um estilo, sempre de acordo com seu tipo físico. EDP: Chiara Gadaleta, do programa Tamanho Único.
Buyer: realiza a compra de coleções para uma loja. EDP: Patrícia Bagattini, da Daslu.
Jornalista: escreve sobre novas coleções, lançamentos etc. para uma revista ou um site de moda. EDP: Alê Garattoni, da RG Vogue.

E ai, com tudo isso deu pra se decidir? Espero que sim, mas se a resposta é não, num próximo post tem entrevista com a Gabi Zuri, estilista lá de Londrina que eu conheci no evento da Dijean NEO. Ficou muito legal e dá pra esclarecer mais algumas dúvidas!!! :)

Beijometwitta!

Fonte: Guia do Estudante 2008 e 2009, Moda Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

faltou a fotografia "/ mas olha, ajudou bastante. e o que voce decidiu?

Anônimo disse...

Existe também a faculdade belas artes e a fmu que contém os cursos de moda.
Que são muitos boas por sinal,a fmu é a mais barata das faculdades de moda,pelo que eu pesquisei.
Pretendo fazer moda ano que vem,como esse ano foi meu ultimo.
mas estou muito em duvida em qual faculdade fazer.

beijoos

 

ilustração por janelle burger | layout por jeskchan